Olá!!!
Hoje gostaria de propor um exercício interessante que descobri em um livro:
"Manual Compacto de Arte de Eliana Vilela dos Reis - Editora Rideel, 1a. edição, 2010"
A proposta deste exercício permite trabalhar com os alunos o conhecimento do Dadaísmo, mais conhecido como Movimento Dadá, que teve inicio em Zurique durante a Primeira Grande Guerra (1914-1918) quando um grupo de intelectuais e artistas que não concordavam com o envolvimento de seu país na guerra e se exilaram na Suiça.
"Embora a palavra dada em francês signifique "cavalo de madeira", sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê). Para reforçar esta ideia foi estabelecido o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, desta forma, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre ela. Isso foi feito para simbolizar o caráter antirracional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial e aos padrões da arte estabelecida na época. Em poucos anos o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, Nova York e Paris. Muitos de seus seguidores deram início posteriormente ao surrealismo e seus parâmetros influenciam a arte até hoje." (pt.wikipedia.org)
Tristan Tzara, um dos principais nomes da época, na verdade seu nome Samuel Rosenstock (1896-1963), poeta romeno, escolheu este pseudônimo que significa "triste-terra" em protesto ao tratamento dado aos judeus em seu país. Passou a viver na França tornando-se escritor.
Escreveu um manisfesto que dizia:
- Pegue um jornal
- Pegue uma tesoura
- Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
- Recorte o artigo.
- Recorte em seguida algumas palavras que formam esse artigo e coloque-as num saco.
- Agite suavemente.
- Tire, em seguida, cada pedaço, um após o outro.
- Copie conscienciosamente na ordem em que eles são tiradas do saco.
- O poema se parecerá com você.
- E eis um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público
O exercício proposto no livro acima citado, diz o seguinte:
" Faça uma obra ao estilo Dadá, recortando palavras de revistas e jornais. Faça uma colagem sobre papel sulfite. As letras devem ter cores e tipos diferentes e, para ficar interessante, devem se sobrepor umas ás outras."
Este exercício acredito ser interessante se trabalhado também em grupo, assim toda a classe interage e torna a proposta lúdica ao mesmo tempo instrutiva!
Theo van Doesburg
Imagem tirada do site: www.diretoriodearte.com
Até a próxima!!!
Nádia Fenich